Anatomia de um cartaz – Como fazer um material gráfico com muita informação?

Você precisa de ajuda para montar um cartaz? Compartilhei esse passo a passo há algum tempo na minha página do facebook e hoje decidir trazer aqui para o blog.

Vem comigo conferir a anatomia de um cartaz!

 

🎶 🔥 Pula a fogueira iaiá, pula a fogueira ioiô! 🔥🎶

Vim mostrar para vocês esse cartaz que fiz para uma festa no Bairro Santa Luzia Rural em Taubaté-SP em 2018.

Foi um trabalho voluntário para ser impresso em impressora caseira, então, além de informativo e atrativo, precisava ter uma carinha clara para não acabar com a tinta! 🤣

Aproveito para mostrar a “anatomia” do cartaz e contar o passo a passo, que ajuda muito em materiais com muita informação!

 Passo 1
A primeira coisa é colocar todo texto que entrará. Assim mesmo, todo bagunçado, sem hierarquia, sem preocupação. Isso ajuda a ter uma noção real da quantidade de informação e das adaptações que serão necessárias.

 Passo 2
Agora sim é hora de botar ordem: pego as informações mais importantes e dou destaque. Já começo a escolha da tipografia e defino a disposição dos textos.
Nessa hora é preciso paciência para aproveitar o espaço da melhor maneira possível e organizar as informações.
Ajuda bastante também separá-las por blocos: nome do evento, local + data, programação etc… essa etapa é bem racional.

Perceba que o texto ainda está todo em preto, mas só a tipografia e a hierarquia da informação já deixa tudo mais agradável!

 Passo 3
Agora a parte gostosinha do trabalho: hora de deixar atrativo!

É hora de bater o martelo na tipografia, definir as cores e brincar com os elementos visuais. Nesse caso, como é um evento ‘não comercial’ (é da Escola e da Comunidade), utilizei vetores prontos do freepik.com.

Material pronto, só passar pela revisão final e pronto! 😊