Como funciona a entrega de um logotipo e sua identidade visual?
A primeira entrega é a prancha de aprovação. Ela é uma apresentação onde conto todo o processo criativo.
Cada prancha é única, pois conta a história daquele logotipo, mas todas incluem o conceito e as explicações das escolhas para sua marca.
Confira alguns exemplos de marcas que já criei e suas pranchas:
- Marca para Iane Ruggiero – advogada colaborativa
- Marca para psicóloga Ana Letícia Cornetti
- Marca para a escola infantil EMBI
- Marca para Affectus – fotografia
- Marca para Juliana Oliveira – consultoria em amamentação
Depois dessa primeira entrega o logotipo pode ser: aprovado sem nenhuma alteração, aprovado com uma ou algumas alterações ou reprovado.
Após a aprovação, a marca é revisada e finalizada. Finalmente ela é entregue em diversos arquivos, tanto uso em programas básicos (word, power point), quanto para usos profissionais (illustrator, photoshop, corel).
Assim, a marca pode ser usada por você e também por qualquer outro designer, gráfica ou profissional. Não ficando atrelada a mim.
Quais as diferenças entre o logotipo tipográfico e o com símbolo:
Para algumas marcas eu sugiro o logotipo tipográfico, seja pelas possibilidades financeiras da marca, seja pela adequação a esse formato ao nome da marca.
O processo de trabalho é o mesmo para ambos os formatos de logotipo, o que muda mesmo é o símbolo:
Logotipo tipográfico
Nessa opção o logotipo é o nome da marca com uma tipografia específica e sem ícone separado, o destaque fica todo no nome. Por não ter o ícone separado o investimento dele é menor.
Abaixo 3 exemplos de logotipos seguindo essa linha visual:
Logotipo com símbolo
Já nessa opção além do trabalho tipográfico, há o ícone e símbolo isolado. Segue exemplos:
E se você optar pelo logotipo tipográfico e você não gostar do resultado e querer um símbolo?
Se isso ocorrer, podemos fazer um upgrade e então, faço uma nova versão com símbolo. Nesse caso, acrescentamos a diferença de valor entre o tipográfico e o com símbolo. Mas até agora, quem fechou tipográfico ficou bem feliz com o resultado e ninguém pediu o upgrade, não!
E os demais materiais?
Cada material é aprovado por você também e, depois de tudo aprovado, entrego os arquivos finalizados para a gráfica a sua escolha.
E o que são os templates para as redes sociais?
Eles são bases pré-determinadas para criar artes para suas redes sociais. Se você pretende usar as redes para sua marca são uma ótima pedida.
Os templates podem ser entregues em psd (arquivo de photoshop, caso você use) ou em Canva – que é um site/app online que permite criar artes. A maioria escolhe essa segunda opção pela facilidade. E para ter uma ideia do que seria, pode conferir um exemplo nesse link.
(Pode editar e mexer para ter uma ideia de como funciona, só precisa logar no Canva para conseguir isso)